terça-feira, outubro 24, 2006

E que se dane o que os outros pensam, seja sincero com você !!!


Durante muitos anos achei que havia nascido para ser bióloga, desde os 9 anos era louca por natureza, bichos, plantas e nessa idade já tinha consciência da importância de preservar a natureza, aí, enfiei isso na cabeça e ninguém tirou. Quando chegou o vestibular falei que iria fazer biologia e apesar de acharem que aquele não seria o "futuro ideal", meus pais me deram total liberdade e força. Fiz e entrei para uma faculdade Federal!!! Ohhhhh, que maravilha, aprovada em uma faculdade federal!!!!
Comecei o curso com uma empolgação fora do comum e como a maioria dos estudantes que sonham em fazer biologia, queria me especializar em biologia marinha ou engenharia genética. Logo no primeiro ano de faculdade senti que não era nada disso e fui estagiar em um laboratório de insetos aquáticos. É... pensei ter encontrado o meu caminho!!! Fiquei 5 anos naquele laboratório. Fiz muitos amigos e encontrei uma equipe realmente harmoniosa e eficiente. Viajamos muito, conhecemos muitos lugares lindos, saímos em busca de rios preservados, aprendemos muito uns com os outros, enfim, tudo que alguém sempre sonhou!!! Será???? Enfim, naquela época achava que estava realmente me realizando, mas na verdade, estava mentindo pra mim mesma. Me realizava sim, organizando choppadas, jogando sueca com os amigos, viajando, fazendo churrascos e festas, o laboratório era uma válvula de escape para não permitir que pensassem: "ela não quer nada com a vida, passa o dia inteiro bagunçando na faculdade. Tá ocupando uma vaga de quem quer estudar (tudo isso não deixava de ser verdade)".
No fundo no fundo sabia que não era aquilo que queria, mas mesmo assim, me obriguei e fingi pra mim mesma que adorava o que fazia, em determinados momentos até acreditava que gostava mesmo (até acho que gostava, mas não para viver daquilo e sim por hobby)! Até em fazer mestrado na área eu "viajei"!!! Nossa... se não conseguia motivação com a graduação quando iria suportar um mestrado e um doutorado???? Cruzes, dá até arrepio!!! Enfim... foi lá que fiz minha monografia e consegui o "tão sonhado" diploma!!! AÍ COMEÇOU O MARTÍRIO!!!
Com o diploma na mão pensei: o que eu faço com isso?? Tentei pensar em várias funções pra ele, peso de porta não dava, era muito leve!!! Calço de mesa??? Quem sabe?? E se eu fizer um aviãozinho, será que ele vai longe??? Pois é... pode parecer altamente "ingrato", afinal, quantas pessoas não correm atrás de um diploma de nível superior em uma faculdade federal? Eu tinha um e pensava em tranformá-lo em aviãozinho????? Que absurdo!!!
É... mas sabe por que isso aconteceu??? Porque em momento algum deixei a verdade entrar e tive coragem bastante para assumir: "Aline, pare de mentir para você mesma. Você é nova, mude de faculdade agora. Você se decepcionou com a biologia e na verdade não quer ser bióloga. Pense em você mulher!!!".
Falar é mole, mas naquele momento, quando aquela verdade vinha à minha cabeça pensava várias coisas: O que será que meus amigos vão pensar? O que será que meus pais vão pensar, não quero decepcioná-los! O que meus irmãos vão pensar? Enfim... o que o mundo vai pensar?!?!?! AHHHHHH CARAMBA!!!!!!!!! DANE-SE O MUNDO!!! O nosso grande mal é esse, a preocupação com que todo mundo vai pensar, agora, em momento algum priorizamos o que NÓS PENSAMOS, DESEJAMOS E PRINCIPALMENTE, TEMOS CERTEZA. Se esquececemos o que os outros pensariam e fossemos mais corajosos, talvez não cometessemos metade das atrocidades contra nós mesmos.
Conclusão disso tudo: hoje, aos 31 anos me encontrei e descobri uma função para o meu diploma, prestar concurso público. Descobri o que quero, faço por prazer e não pra agradar ninguém, mas diariamente tenho que me superar, encarar uma corrida contra o tempo e uma avalanche de informações, mas vou chegar lá, afinal, o nosso cérebro tem 11600 GB e falta de espaço para processar e armazenar informações é que não vai ter !!! Mais uma vez preciso da garra, determinação e força de vontade ao meu lado, tô me apaixonando por elas!!!

"QUEM VIOLENTA SEUS VERDADEIROS SENTIMENTOS PARA AGRADAR OS OUTROS SENTE INSATISFAÇÃO, UM VAZIO NO PEITO, PROVOCADO PELA SUA ALMA, QUE ESTÁ SUFOCADA E DESEJA AGIR DE ACORDO COM O QUE SENTE. É UM CONFLITO DOLOROSO."
Um Amor de Verdade - Zibia Gasparetto

3 comentários:

Anônimo disse...

Sabe q eu adoro ler o q vc escreve? temos muitos pensamentos em comum só q vc tem uma coisa q eu não tenho, a coragem de escrever. Até fiz um blog pra mim mas quando pensei q o meu passado poderia me acompanhar de longe, desisti e apaguei.
Concordo q vc viver em função do q os outros vão pensar é fogo!
Tô torcendo pra vc se dar bem no concurso q for fazer.
Muitos beijos.

Georgia

Anônimo disse...

Concordo Aline, por isso que antes de pegar o diploma larguei tudo e passei para informatica... Estou maravilhada... Pena q demorei muito para concluir isso, afinal tb foram 5 anos e eu tb quis fazer biologia marinha... Mas não me arrependo, fiz amigos, passeei bastante... E aprendi muito... Mas informatica realmente é minha paixão...

Bjs
Sandra Mathias

Anônimo disse...

Uau, Aline, parece com o que eu vivo! Mas eu sou um "pouquinho" mais complicada que você... rs
Eu sempre AMEI arte em geral. Já pensei em ser atriz, mas era um sonho secreto da adolescência. Secreto mesmo! Nunca contei isso pra ninguém, até porque eu vivia num conflito: como vou fazer teatro se sou tão tímida?
Pois bem, na época do vestibular (coisa mais ingrata ter que escolher tão nova e imatura!), resolvi fazer Arquitetura. Não gostei nada e no meio do segundo período, saí. E não sabia o que faria! Pensei então em fazer Publicidade. Era o mais próximo que eu conhecia de arte, mas sem viver de arte propriamente dito. Afinal, eu sempre ouvi aquele mito que quem vive de arte nesse país morre de fome.
Bom, me formei... E me desencantei, claro!
E fui "descobrindo" a música. Fiz vários cursos de canto, despretensiosamente... E hoje, aos 32 anos, este é meu grande sonho! Não me vejo fazendo outra coisa. Odeeeeeeio o mundo corporativo! Me sinto presa dentro de um escritório. É uma violência.
Enfim, aos 32 eu descobri e principalmente assumi que quero ser cantora. Não importa se é difícil. TUDO nessa vida é difícil, nada vem de mão beijada!
Então, encaremos! rs...
Nossa, escrevi muito!
Beijos!