segunda-feira, maio 15, 2006

AMOR X PARADIGMAS

AMOR (ô) sm. 1. Sentimento que predispõe alguém a desejar bem de outrem. 2. Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro, ou a uma coisa. 3. Inclicação ditada por laços de família. 4. Inclinação sexual forte por outra pessoa. 5. Afeição, amizade, simpatia.

É... essas são as definições segundo o Aurélio, mas será que é isso que as pessoas pensam e sentem quando dizem: EU TE AMO??? Inclinação sexual forte por outra pessoa também é amor!!!! Viu gente... Viu!!!! Pode sentir tesão a vontade que não tem culpa, É AMOR!!!

Agora é sério!!! Lendo a definição de amor, podemos até torná-lo algo simples de ser compreendido. É... até pode ser muito fácil de ser compreendido, mas será que é tão fácil assim vivê-lo?!?!
Quando nosso coração bate mais forte por alguém, esse "sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro" pinta, e abrimos completamente as portas pra ele, não é? Porém, num dado momento de "lucidez" (eu acho que nunca fomos e nunca seremos lúcidos, mas... me disseram desde pequenininha que devo ser...), ao invés de simplesmente vivê-lo com toda intensidade e vontade, colocamos obstáculos. Talvez por precaução, talvez por medo, mas se pararmos pra pensar, em boa parte dos casos (seria muita pretensão quantificar, 90%, 80%...) puro preconceito. São tantos os obstáculos que nos privamos de viver intensamente, livres, desempedidos, sem o controle da situação e na mais profunda intensidade. Pedimos sempre igualdade de direitos, pedimos sempre liberdade sexual, mas nós mesmos nos discriminamos e não permitimos isso... nós somos os maiores preconceituosos com nós mesmo!!! Mas... enfim... não é isso que tá em questão...

No reino animal, a fêmea geralmente escolhe o macho pela sua imponência, beleza, virilidade, corte, enquanto nós, humanos, nunca podemos esquecer que também fazemos parte desse reino e por isso, não poderíamos ser diferentes. Só que pelo fato de sermos os tais animais """racionais""" dificultamos tudo. Pensamos demais, questionamos demais, neurotizamos demais!!!!
Vejamos: hoje nos lamentamos por estar sós... amanhã encontramos uma pessoa que faz o nosso coração balançar, um parceiro que tenha todas as características do tal "macho", e acabamos não nos permitindo àquela "dedicação absoluta", acredito que isso possa ocorrer por inúmeros fatores, que acreditem, podem ser facilmente compreendidos e trabalhados.
Conhecemos o parceiro, nos envolvemos, sentimos aquele frio na barriga, e até que enfim pensamos, acho que estou amando! Aí... no outro dia, quando aquela fantasia toda abre uma brecha você começa a pensar: Ahhhh, mas ele não tem a mesma condição financeira!, Ahhhh, mas ele não tem a mesma cultura!!, Ahhhhh, mas o que será que meus pais, meus amigos, gato, cachorro e papagaio vão pensar dele??? Ele é muito alto, magro, forte, chique, feio... Ele tem uma espinha na ponta do nariz... enfim... pensamos, pensamos, pensamos... e geralmente o fim de todo esse pensamento é aquele "conto de fadas por água abaixo". Tinha necessidade de pensar tanto??? E se você usasse o caráter dele, a dignidade, os princípios, a estrutura emocional, a inteligência?? Pensamos tanto (e em coisas tão secundárias) por que lamentavelmente vivemos na "Sociedade dos Paradigmas". Desde pequenos enfiaram na nossa cabeça que o homem deve ser assim, assado, se comportar de forma X e Y e ai dele se sair desse padrão!!! Com certeza será o babaca, o viadinho, o fracote, etc. O mesmo fizeram em relação às mulheres e conseqüentemente esses padrões caíram sobre a relação homem e mulher e o mundo que os cerca. Novos paradigmas são criados a cada segundo. Agora pergunto: Cabe a nós vivê-los ou quebrá-los? Bom... não sei de vocês, mas eu adooooro quebrar paradigmas!!! E se tiver que fazê-lo sempre para viver meus amores da forma mais intensa vou executar!!! heheheheheh!!!
Posso dizer pra vocês que aprendi isso vivendo, ousando e hoje tenho uma enorme bagagem, que me faz ser 100 vezes melhor do que era e vai me fazer ser 1000 vezes melhor que sou!
Quando entendermos que não devemos satisfação a ninguém, viveremos com muito mais intensidade e muito menos preconceito!

Obs: Desculpem a confusão de idéias...

Nenhum comentário: